SÓ NÃO SE ENGANA QUEM CEDE AO MEDO DE CAMINHAR NO DESCONHECIDO - SÓ SE PERDE AQUELE QUE NÃO ESTÁ SEGURO DO RUMO QUE ESCOLHEU.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Um testemunho histórico e corajoso - Lições para o presente e para o futuro (6)


Publica-se mais um texto desta autora que, como os anteriores, constitui um bom suporte para uma justa compreensão das razões mais decisivas que originaram a derrocada do PCUS e da União Soviética. Simultaneamente, são ensinamentos preciosos sobre o papel central que a democracia interna desempenha na "saúde" de um Partido Comunista e na sua capacidade (ou ausência dela) de replicar essa democraticidade de funcionamento no edifício político da sociedade socialista que visa construir.
Sem essa "saúde" interna - ensurdecendo e cegando perante os seus próprios militantes - e sem esse fundamental e imprescindível programa político socialista ("A democracia proletária é um milhão de vezes mais democrática que qualquer democracia burguesa"), um tal Partido Comunista é a negação do verdadeiro partido do proletariado, um partido condenado à derrota e arrastando na derrota os trabalhadores que diz querer representar e dirigir politicamente.  

Fica então abaixo um apontamento do pensamento de T. Khabarova:
 
"(...)Esse atraso no estabelecimento de esquemas democráticos específicos e verdadeiramente socialistas conduziu à perda do controlo sobre a cúpula dirigente por parte das massas do partido, e mais ainda pelas massas sem partido, ao total «bloqueio» de sinais de alarme das massas para a cúpula, o que criou condições para a degeneração, o aburguesamento das elites dirigentes em todos os níveis e à sua união com a «internacional» do imperialismo mundial, enquanto traidores e verdugos do seu próprio povo.(...)"
 
E quem assim falou - nos idos de 1994 - não gaguejou, honra lhe devemos prestar. Cuidemos nós do nosso presente e do que devemos programar e propor ao povo a que pertencemos para o futuro!


 
(http://www.hist-socialismo.com/docs/Khabarova_Causas_Derrota.pdf)

Sem comentários: